XTR para Mountain Bike – Shimano lança nova versão

O Mountain Bike evoluiu rápido desde o lançamento do grupo XTR em 2010. Novas direções para o MTB foram percebidas pela Shimano, como tamanho de rodas e estilos de pilotagem. Enquanto o Cross Country é regido pelo bom condicionamento físico do atleta, o Enduro tem foco na habilidade técnica do piloto. Mas estas duas categorias do MTB se equivalem fora das competições. Nesse aspecto, a Shimano oferece o melhor para os ciclistas mais exigentes: o novo XTR M9000, que chega ao Brasil no ultimo trimestre de 2014.

Da mesma forma que o ritmo é resultado de uma transferência de forças, a combinação de engrenagens apropriadas é a chave para manter-se no ritmo em diversos tipos de terreno. O cassete CS-M9000 de 11 velocidades com combinação de 11-40 dentes, é o de maior amplitude já produzido pela Shimano. Graças ao “rhythm step” (progressão ritmada), as mudanças de marcha são milimetricamente calculadas e sem trancos, o que economiza a energia do ciclista e mantém o seu flow (fluidez) durante o percurso. Uma nova corrente premium de 11 velocidades também entra no grupo para contribuir com a melhor performance dos mountain bikers. A corrente CN-HG900-11 utiliza placa de design assimétrico HG-11 com tratamento de superfície SIL-TEC.

O conceito Shimano “rider tuned” (ajustado ao ciclista) vem da possibilidade de amplas combinações de marcha. O XTR M9000 oferece opções para todos os tipos e estilos de pilotagem. A transmissão 1×11 é a melhor opção para o competidor de Cross Country ou Enduro, que conhece bem suas habilidades e o tipo de terreno a ser percorrido. Para os que possuem pilotagem mais flexível, a opção 2×11 velocidades pode garantir resultados eficientes. Para os que desejam uma bike com desempenho geral para explorar mais trilhas e superar terrenos íngremes, o XTR ideal é a versão 3×11 velocidades.

Além das combinações de marcha, existem duas opções de pedivela disponíveis. O primeiro, específico para competição (race), é o FC-M9000 com fator-Q de apenas 158 mm e braço esquerdo do pedivela com partes ocas ligadas, tornando-o leve para utilização com coroa dupla ou simples. A outra opção é o FC-M9020 especifico para Trail, com construção em forja à frio super resistente e fator-Q standard de 168 mm para os tipos de coroa 1x, 2x ou 3x (única, dupla e tripla). Os dois pedivelas possuem o mesmo PCD, portanto, para se alterar a coroa para versão dupla ou tripla, basta trocar a própria coroa e não todo o pedivela.

O pedivela XTR 1x (de uma coroa) vem com tecnologia de retenção onde um exclusivo perfil de dentes elimina a necessidade de acessórios, como o guia da corrente. O novo XTR M9000 oferece amplitude de marchas que garantem ritmo para estilos diversos de pilotagem e terrenos por permitir uma pedalada suave e harmônica, principal objetivo de qualquer sistema de transmissão.

Totalmente renovado, o jogo de rodas do XTR M9000 estabelece um ponto de mudança da Shimano em relação às rodas de MTB premium: são as primeiras de Mountain Bike Shimano com tecnologia de aros de carbono laminado. São rodas ultra leves e duráveis para o All Mountain em opções de aro 27.5 e 29. As novas rodas XTR utilizam 28 raios dianteiros e traseiros trefilados, incluindo o sistema de eixo e rolamento mais leves.

Um verdadeiro legado – A Shimano realizou um estudo de controle de componentes para design de seus freios, líderes de mercado, para lidar com aquecimento, eficiência e rigidez. Os novos freios XTR M9000 nas versões Trail e Race oferecem diversos níveis de controle de aquecimento por meio de pistão com isolamento térmico (fibra de vidro fenólica) e pastilha de freio com uma camada termo-isolante, aumentando a resistência ao aquecimento em 10%.

O novo freio XTR M9000 Race traz o equilíbrio que faltava entre peso e potência graças ao caliper e ao corpo do mecanismo da alavanca em magnésio, assim como a manete da alavanca feita em carbono, com sistema de montagem simplificada I-spec II. O freio XTR M9020 para Trail apresenta o corpo do caliper em monobloco rígido com pastilhas de freio Ice Technologies dispostas de forma a reduzir o calor. Adicionando-se a estes freios, os rotores FREEZA SM-RT99, obtém-se a melhor performance de frenagem sob todas as condições.

A troca de marchas com qualidade, garante aos pilotos a oportunidade de andar com a bike de forma suave em sua marcha mais eficiente. A ergonomia melhorada do XTR M9000 redefine a forma de mudança de marcha fornecendo excelente performance. O trocador tem textura dupla com superfície antiderrapante. Produzido em carbono para aliviar peso, é equipado com tecnologias Multi, Instant e 2-Way Release da Shimano. A exemplo de seu equivalente para Estrada, o Dura-Ace, o XTR também usa cabos com camada de polímero para melhorar o controle e reduzir o esforço na mudança de marcha em 20% comparado ao trocador XTR anterior.

O novo câmbio dianteiro FD-M9000 para pedivelas duplos e triplos vem com o design inédito Side-Swing (movimento lateral) que aumenta o desempenho em 100%. Projetado para as modernas bikes de Trail, o FD-M9000 Side-Swing da XTR oferece 15 mm a mais de espaço para o pneu enquanto a nova rota do cabo reduz drasticamente o esforço na troca de marchas.

O câmbio traseiro Shadow RD+, a estrutura do câmbio dianteiro e a nova corrente XTR M9000, oferecem o sistema de transmissão mais estável que a indústria da bicicleta já produziu. O design do novo câmbio Shadow RD+ possui um perfil ainda mais baixo para mantê-lo protegido e otimiza o ângulo de inclinação, que também reduz o esforço de mudança de marchas e melhora a estabilidade. Essas combinações, aliadas às opções de pedivela, freios, rodas e pedais, faz com que o novo XTR M9000 seja o grupo de componentes de Mountain Bike mais completo e eficiente do mercado.

Fonte: http://surgiu.com.br/

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