Técnicas de pedalar em grupo

DSC02979As técnicas de pedalar em grupo não são apenas para profissionais. Ciclistas de todos os níveis podem tirar proveito dos benefícios sociais e técnicos advindos de um grupo.

Todos do grupo precisam prestar atenção no trânsito, nos avisos dos monitores, cuidar de você mesmo e de seu colega.

Mesmo havendo uma variação dinâmica de grupo para grupo, seus componentes seguem uma etiqueta que é para segurança de todos.

– Líder: é o responsável por guiar e alertar o grupo quanto aos perigos à frente, como buracos, trânsito, desvios, etc. Nunca ultrapasse o líder, pois poderá haver desvio de rota, paradas, avisos, etc.

– Monitores: monitores são responsáveis em ajudar nas travessias e alertar o grupo sobre perigos.  RESPEITE !

– Compartilhe informações: compartilhe as informações, passando-as verbalmente de um em um até o último componente.

– Lado direito: mantenha-se sempre ao lado direito da pista.

– Fila: procure sempre andar no máximo em fila dupla, pois ocupará menos espaço da pista e terá espaço para possíveis desvios.

– Semáforo: ao avistar um semáforo, o líder instrui o grupo a desacelerar e parar ou continuar em frente.

– Cruzamentos: procure sempre atravessar um cruzamento em bloco, se possível os monitores param o trânsito, caso não seja possível, aguardar e atravessar com segurança.

– Seja previsível: pedalar em grupo, seja ele pequeno ou composto por dezenas de ciclistas, exige que todos conduzam suas respectivas bicicletas de forma suave e previsível. Ignorar essa regra pode causar acidentes.

– Agrupe-se: pedalar em grupo é sempre mais seguro que pedalar sozinho quando se está em meio ao trânsito. Seis ou mais ciclistas são sempre mais visíveis no trânsito que apenas um. Além disso, motoristas tendem a respeitar mais um grupo que um ciclista sozinho. Não importa se o grupo é composto por três ou 75 ciclistas; ao entrarem no trânsito todos devem manter-se agrupados em um único bloco.

– Evite pequenos desvios: Apesar da regra de não fazer a roda dianteira de sua bicicleta ultrapassar a roda traseira da que estiver à frente, isso acontecerá de vez em quando. Se você desviar e tocar as rodas, o ciclista que estiver atrás cairá. Para evitar desvios, passe por cima de pequenos obstáculos que você normalmente evitaria se estivesse sozinho. Objetos maiores, como um carro ou algum detrito, requerem aviso oral e orientação sobre qual direção desviar.

– Seja previsível ao virar. Siga o eixo da curva ao virar. Comece abrindo, feche em seu meio e depois abra de novo.

Bom pedal a todos!!

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *