Alemão vence primeira etapa do Tour de France 2014

A 101ª edição do Tour de France começou sábado 05/07, e a equipe Giant-Shimano lidera a classificação com o alemão Marcel Kittel, que terminou a primeira etapa em primeiro, entre Leeds e Harrogate, na Inglaterra. A prova ficou marcada pela forte queda do britânico Mark Cavendish, seis vezes campeão na França, nos metros finais.

Esta é a quarta vez que torneio passa por solo inglês. As outras vezes foram em 1974, 1994 e em 2007. Com os tradicionais 21 estágios, o tour terminará na Champs-Élysées, em Paris. A parte inglesa da competição terá fim em Londres, na terceira etapa. Além disso, os percursos também passarão por Bélgica e Espanha. Quando os vencedores cruzarem a linha de chegada final, no dia 27 de julho, eles terão percorrido ao todo 3664 quilómetros.

O percurso deste sábado, de 190,5 km, demorou 4h44min para ser completado pelo vencedor Marcel Kittel. Nos primeiros 13 km, os competidores pedalaram tranquilamente até a parada no palácio rural chamado Harewood House, onde ouviram aos hinas da França, “La Marseillaise”, e o hino ingês, “God Save the Queen”.

Membros da família real britânica foram prestigiar os ciclistas antes de a competição começar “pra valer”. Os britânicos que participavam da prova – Chris Froome, o atual campeão, Mark Cavendish, Simon Yates e Geraint Thomas – e o atual campeão mundial, o português Rui Costa, foram apresentados à realeza.

Após a condessa de Cambridge cortar a fita, a corrida foi iniciada às 12h locais (8h no horário de Brasília), e quase cinco horas depois, a equipe Giant-Shimano terminou o primeiro dia de competição à frente do pelotão. Nos metros finais da corrida, Cavendish sofreu uma dura queda, quando tentava se desgarrar do pelotão. Com dores no ombro direito, ele foi ajudado para terminar a prova.

Ao todo, ciclistas de 34 países participam desta edição do Tour de France, sendo França, Espanha, Itália e Holanda as nações com mais representantes. Não há corredores brasileiros.


A Duquesa de Cambridge cortou a fita que deu início à prova
Fonte: ESPN
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *